segunda-feira, 21 de julho de 2014

Economista Armínio Fraga


Fonte: epocanegocios.globo.com

Arminio Fraga Neto (Rio de Janeiro, 20 de julho de 1957) é um economista brasileiro. Foi presidente do Banco Central do Brasil de 1 de março de 1999 a 17 de janeiro de 2002 durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Anteriormente, ocupou durante seis anos o cargo de diretor-gerente da Soros Fund Management LLC em Nova Iorque. Durante 1991-92, Fraga ocupou o cargo de membro da Junta de Diretores e diretor do Departamento de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil. Fraga também trabalhou na Salomon Brothers em Nova Iorque e no Banco de Investimentos Garantia, no Brasil.

Lecionou na Escola de Assuntos Internacionais da Universidade de Colúmbia, na Escola Wharton e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, além da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. É Doutor em Economia pela Universidade de Princeton. Obteve seu Mestrado em Economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1981, onde também se graduou.

Economista Alexandre Tombini


Fonte: veja.abril.com.br

Formou-se em economia pela Universidade de Brasília em 1984 e tornou-se Ph.D na mesma área pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, em 1991. É um servidor concursado do Banco Central desde 1998, tendo ocupado diversos cargos na instituição, como diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do Banco Central. Afastou-se do banco entre 2001 e 2005, quando exerceu o cargo de assessor sênior da Diretoria Executiva no escritório da representação brasileira do Fundo Monetário Internacional, sempre colaborando nas negociações do Brasil com o órgão.

Presidência do Banco Central

Em 24 de novembro de 2010, Tombini foi escolhido pela presidente eleita Dilma Roussef para o cargo de presidente do Banco Central de seu governo, a partir de 2011, em substituição a Henrique Meirelles e como forma de dar continuidade à política econômica do governo Lula. Em seu primeiro pronunciamento, ele disse que terá total autonomia operacional e que sua meta é o controle da inflação, que não deverá ultrapassar a meta de 4,5 por cento ao ano. Disse também que a missão do Banco Central será assegurar o poder de compra da moeda.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Economistas do Brasil


Fonte: cnnexpansion.com

Aqui vamos apresentar as ideias dos principais economistas do Brasil devido a minha formação em Economia. Ela, como uma Ciência Social, deve analisar as relações humanas como um todo, no seu contexto mais abrangente,  partindo dos movimentos dos trabalhos,  da cultura , das artes e  dos esportes. ´
Será na Macroeconomia que vamos perceber as relações aqui apresentadas, ou seja, a infraestrutura, o PIB, a taxa de juros.