Aurobindo Akroyd Ghosh ou Ghose (Calcutá, 15 de agosto de 1872 – Puducherry, 5 de dezembro de 1950), mais tarde conhecido como Sri Aurobindo foi um nacionalista, lutador pela liberdade, filósofo, escritor, poeta, yogue, e guru indiano. Ele se uniu ao movimento pela independência da Índia do controle colonial da Índia Britânica e, por alguns anos, foi um de seus principais líderes, antes de desenvolver sua própria visão do progresso humano e evolução espiritual.
Acabou preso pelo governo britânico entre 1908 e 1909. Foi durante esse período que Aurobindo passou por uma série de experiências espirituais que determinaram o seu trabalho futuro. Solto e certo do sucesso do movimento libertador da Índia, e respondendo a um chamado interior, retirou-se do campo político e foi para o Sul da Índia, para devotar-se totalmente à sua missão espiritual. Morreu em 1950, aos 78 anos, no Sri Aurobindo Ashram em Pondicherry, deixando o trabalho espiritual conhecido como "O Ioga de Sri Aurobindo". A mãe (Mira Alfassa) 1878 - 1972, sua companheira espiritual, deu continuidade ao seu trabalho, conduzindo o Ashram, idealizando Auroville, assim como em seu próprio corpo.
No estado de Tamil Nadu, sul da Índia, existe uma comunidade espiritual denominada Auroville, a "Cidade do Amanhecer", fundada em sua homenagem e com base nos seus princípios.
Fonte: www.auronivas.org